Formatura Capelania OCB - BA em Salvador

Por Sérgio Ferreira 20/12/2023 - 06:22 hs

Por: Sérgio Ferreira

A Ordem dos Capelães do Brasil, secção Bahia, no comando do Coronel Cpl Jau Paim  realizou, nesta terça-feira (19), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa, a solenidade de Honra ao Mérito e Conclusão do Curso de Novos Capelães Profissionais. Na presença de representantes da Brigada Militarizada, de Bombeiros Civis, do desembargador do Tribunal de Justiça, Ivanilton Santos, e da juíza Maria Fausto Cajaíba, foram entregues certificados para 286 capelães, homens e mulheres que, de setembro a dezembro deste ano, aprenderam diversos conceitos para o exercício desta atividade tão importante para a sociedade.

A solenidade teve o apoio do deputado José de Arimateia (Republicanos), autor do projeto de lei 22.930/2018, que dispõe sobre a assistência espiritual individual no âmbito do Estado da Bahia. “ Precisamos regulamentar esta atividade, um trabalho voluntário que ajuda a administração pública de estados e municípios. É uma missão que capelães realizam com muita dedicação em hospitais, presídios, asilos e comunidades, necessitando do reconhecimento da lei”, frisou o parlamentar, informando ao público que o PL está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALBA.

A instituição OCB atua em 120 países, em todo o território nacional e também em 38 cidades baianas, tendo já formado aqui mais de 30 mil profissionais capelães. Laica, a entidade abriga capelães das religiões católica, evangélica, espírita e de matriz africana, levando mensagens de fé e esperança, sempre com parcerias de sucesso. “Trazemos amparo social e espiritual para todos. Já conseguimos resgatar mais de 1.000 jovens do crime das drogas, junto com o Conselho Nacional de Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil e outras instituições, buscando fortalecer a corrente do bem”, declarou o coronel capelão Jadson Paim, diretor-geral da OCB-BA. Noções de postura, ética e legislação específica da capelania foram ensinadas pela coronel capelã Leila Paim, que destacou o trabalho de acolhimento religioso e ajuda ao próximo. “Levamos um pouco de amor para quem necessita de conforto. Nessas horas, nada é melhor do que a Palavra de Deus”, finalizou a instrutora do curso.